Pastor de Shetland

Padrão do Shetland

O padrão descreve as carcterísticas físicas, tais como, olhos, cabeça, dorso, frente, cauda, posterior, orelhas, boca, tamanho, cor, movimentação; as qualidades emocionais (temperamento) e as faltas desqualificantes.Embora não conste do padrão, conhecer sobre a saúde da raça também é muito importante.

Aparência Geral

Pequeno cão de trabalho de pelos longos, de grande beleza, de forma alguma rústico ou grosseiro, sendo flexível e gracioso quando em ação. De contorno simétrico, de tal maneira que parte alguma de seu corpo é desproporcional ao todo. Pelagem abundante, juba e babado, a cabeça bem esculpida e a doçura da expressão em combinação, representam o Pastor de Shetland ideal.

Anteriores

Ombros muito bem relaxados e encaixados, bem angulados, braço e omoplata aproximadamente iguais em comprimento. A distância do cotovelo ao chão e do cotovelo a cernelha são equidistantes. Quando vistas pela frente as pernas são retas, musculosas, com ossos fortes mas não pesados. Metacarpos fortes e flexíveis. Ombros eretos são uma falha comum. O ombro bem descontraído (escápula) desce diagonalmente da cernelha bem definida para encontrar o braço (úmero) no que geralmente é chamado de "ponto do ombro". O braço deve então recuar em um ângulo de cerca de 90 graus em relação ao ombro e cotovelo, Se todos os comprimentos e ângulos estiverem corretos, o cotovelo será colocado aproximadamente abaixo da cernelha bem recuada.

Boca

Mandíbulas niveladas, limpas, fortes com uma mandíbula bem desenvolvida. Lábios apertados, com uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, ou seja, dentes superiores em sobreposição dos dentes inferiores e esquadro às maxilas. Uma dentição completa, com 42 dentes colocados corretamente é altamente desejados.

Cabeça

Cabeça refinada e elegante, sem exageros; quando visto de cima ou de lado forma uma cunha longa e contundente, afinando da orelha ao nariz. Largura e profundidade do crânio é proporcional ao comprimento do crânio e do focinho. Deve  ser considerado em o tamanho em conexão com o tamanho do cachorro. Crânio plano, moderadamente largo entre as orelhas, sem proeminência do osso occipital. Bochechas planas, mesclando-se suavemente e focinho arredondado. Crânio e focinho de igual comprimento, canto interno do ponto de divisão dos olhos. Linha superior do crânio paralela à linha superior do focinho, com um stop suave mas definido nariz, lábios e olhos pretos. A expressão característica é obtida pelo equilíbrio perfeito e combinação de crânio e face, forma, cor e posicionamento dos olhos, posição correta e posicionamento das orelhas.  

Cauda

Definir baixo; osso afilado atinge pelo menos jarretes, com pêlos abundantes e leve varredura para cima. Pode ser ligeiramente elevado ao se mover, mas nunca acima do nível de volta. Nunca torcido

Corpo

Um pouco mais longo da ponta do ombro até a parte inferior da garupa do que a altura da cernelha. O peito é profundo, alcançando a ponta do cotovelo. Costelas bem arqueadas, afinando na parte inferior metade para permitir o jogo livre das pernas dianteiras e ombros. Nível traseiro, com gracioso varrer os lombos; a garupa inclina-se gradualmente para trás.

Cor

SABES: claras ou sombreadas, em qualquer cor, desde ouro claro até mogno profundo, em sua sombra, rica em tom. Lobo zibelina e cinza indesejáveis. TRICOLORES: Preto intenso no corpo, preferencialmente com marcações castanhas. AZUL MERLES: claro, azul prateado, salpicado e marmorizado com preto. Bronzeado rico marcações preferidas, mas ausência não penalizada. Marcações pretas pesadas, ardósia ou coloração enferrujada na parte superior ou no subpêlo é altamente indesejável; efeito geral deve ser azul. PRETO E BRANCO E PRETO E TAN: também são cores reconhecidas. Manchas brancas pode aparecer (exceto em preto e castanho) em blaze, colarinho e peito, folho, pernas e ponta da cauda. Todas ou algumas marcações brancas são preferidas (exceto em preto e castanho) mas a ausência dessas marcações não deve ser penalizada. Manchas brancas no corpo altamente indesejável.

Movimentação

Flexível, suave e gracioso com impulso dos posteriores, cobrindo o máximo quantidade de terreno com o mínimo de esforço. Estimular, entrançar, enrolar ou enrijecer, movimentos forçados para cima e para baixo são altamente indesejáveis.

Olhos

Tamanho médio, obliquamente definido, formato amendoado. Castanho escuro, exceto no caso de merles onde um ou ambos podem ser manchados de azul ou azul.

Orelhas

Pequenas, moderadamente largo na base, colocado bem perto no topo do crânio. Em repouso, jogado para trás; quando o alerta é apresentado e transportado semieretas apontadas para a frente. .

Boca

Mandíbulas niveladas, limpas, fortes com uma mandíbula bem desenvolvida. Lábios apertados. Dentes - som com uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, ou seja, dentes superiores próximos sobrepondo os dentes inferiores e colocados em esquadro com as mandíbulas. Um complemento completo de 42 dentes colocados corretamente altamente desejados.

Pelagem

Dupla; pelagem externa de cabelos longos, de textura áspera e reta. Subpêlo macio, curto e próximo. Juba e folho muito abundantes, patas dianteiras bem franjadas. Pernas traseiras acima dos jarretes profusamente cobertos de pelos, abaixo dos jarretes bastante lisos. Cara suave. A pelagem deve caber no corpo e não dominar ou prejudicar o contorno do cachorro. Amostras com revestimento liso são altamente indesejáveis.

Pés

Oval, sola bem acolchoada, dedos arqueados e juntos

Pescoço

Com boa musculatura, bem arqueado, de comprimento suficiente para carregar a cabeça com orgulho. Contribui para o fluxo, contorno e transporte orgulhoso da cabeça, um pescoço acessível e com crista acrescenta muito à aparência de distinção que um Sheltie realmente de primeira classe deve possuir. O comprimento do pescoço geralmente acompanhará o comprimento adequado do corpo e angulação do ombro.

Posterior

A descrição de quartos traseiros musculosos e bem angulados, estendendo-se para baixo, jarretes bem angulados sugerem mais uma vez a construção necessária para fornecer poderosos, propulsão flexível em qualquer velocidade

Tamanho

Altura ideal na cernelha: Cães 37 cms (14½ polegadas); Cadelas 35,5 cms (14 polegadas). Mais de 2,5 cm (uma polegada) acima ou abaixo dessas alturas são  altamente indesejáveis

Temperamento

Alerta, gentil, inteligente, forte e ativo. Afetuoso e muito receptivo ao seu dono, reservado com estranhos, jamais nervoso.  A combinação resultante de suas qualidade, desde que sociabilizado adequadamente, faz do Shetland um cão simpático e ideal para a família. Também com o treinamento adequado é um cão excelente para as provas de trabalho e obediência.