Ensinando Seu Filhote A Fazer As Necessidades No Local Certo

A paciência é a chave, repetição é o segredo. Todo cão aprende a fazer suas necessidades - xixi e cocô - em um local pré-escolhido pelo Tutor. Reserve um espaço onde você consiga colocar pelo menos 4 folhas de jornal aberta. Você vai perceber que o filhote quando vai fazer suas necessidades - xixi e cocô - muda o comportamento, procurando um lugar (muitas vezes fica andando em círculo), quando isto acontecer, coloque ele em cima das folhas para que faça suas necessidades, após ele fazer recompense com um aperitivo (por exemplo um pedaço de frango ou alguns grãos de ração). Quando trocar os jornais, sempre deixe um com algumas gotas de xixi para que ele marque este local. É muito importante que quando ele fizer no local errado você não chame sua atenção, por exemplo dando uma bronca, ele vai achar que você chamou sua atenção, a melhor atitude é ignorar e continuar levando-o para o jornal e recompensando. Com o tempo ele irá sozinho procurar o jornal para fazer xixi e cocô, quando isto acontecer você pode diminuir o número de folhas até ficar 1 aberta.

É muito importante que o local escolhido seja de fácil acesso ao filhote, para fazer xixi e cocô. 

Inteligência do Pastor de Shetland

Considerada a 6ª. raça mais inteligente do mundo.No entanto, essa inteligência também significa que eles exigem mais estímulo mental do que a maioria dos cães.

 O seu Shetland precisa de estímulo mental diário através de caminhadas e brincadeiras. Lembre-se, originalmente o Shetland era um cão de trabalho.

Se você não estimular a mente do seu Shetland, terá um cão entediado e frustrado.
Personalidade do Pastor de Shetland

Embora todo cão tenha uma personalidade única, os Shetland’s em geral são conhecidos por serem inteligentes, sensíveis, peculiares, brincalhões, observadores, amorosos e ansiosos por agradar.

Sem uma socialização adequada, Shetland’s podem se tornar tímidos, ansiosos e com medo de estranhos. No entanto, um Shetland bem socializado é confiante, calmo e adora conhecer novas pessoas.
Pastores de Shetland e Crianças

Os Pastores de Shetlands são ótimos cães de família, desde que sejam socializados com crianças ainda quando filhotes.

Se você está resgatando um cão adulto, certifique-se de que seus filhos a encontrem primeiro e veja como ele reage e interage com as crianças.
Pastor de Shetland e Exercícios

Procure dar ao seu Shetland uma boa caminhada de pelo menos 30 minutos todos os dias.

Também leve o seu Pastor de Shetland em qualquer atividade ao ar livre.

Isso os impede de ficar entediados em casa e mantém a mente estimulada.
Saúde do Pastor de Shetland

Algumas Predisposições Genéticas do Pastor de Shetland

O criador responsável procura selecionar seus cruzamentos criteriosamente, evitando assim a predisposição das doenças mais comuns ao Shetland.

Porque falamos aqui em predisposição e não em doença, gene não é doença, os cães tem 23.000 genes e no mínimo 4 genes que podem desencadear algum tipo de doença.
Andando de Carro com o Pastor de Shetland

Os Shetland’s costumam enjoar no carro.

Mas seu cão pode ser uma ótima companhia no carro, mas alguns cuidados você deve ter para garantir a sua segurança e do seu cão.

De acordo com as leis de trânsito brasileiras, animais não podem andar soltos dentro de veículos.
Como Corrigir um Cão

O mais importante é o que não fazer, os cães desejam nossa atenção, quando você grita ou repreende ele falando alto um com gestos bruscos ele vai acreditar que atingiu o objetivo dele de “chamar sua atenção”.

E vai repetir o comportamento. Um exemplo: quando um cão pula em você, ao invés de empurrar ou gritar, você virar de costa para ele, provavelmente ele vai dar a volta em você e pular novamente.
Alimentação do Shetland

A evolução nas pesquisas sobre nutrição de cães nos últimos anos resultou em um maior entendimento de suas necessidades nutricionais, reduzindo assim a ocorrência de desnutrição e problemas decorrentes.

As formulações estão cada vez mais sofisticadas fazendo com que os tutores sejam propensos a cometerem erro no manejo alimentar; a superalimentação.
A Importância de Vacinar

A vacinação do cão é de extrema importância, o novo tutor deve ter muita atenção as datas do calendário de vacinação prescritas pelo veterinário na carteira de vacinação.

As vacinas múltiplas ou polivalentes (puppy, V8, V 10) e a vacina anti-rábica.protegem os cães de doenças graves como a cinomose, parvovirose, raiva entre outras.
A Importância da Vermifugação

O protocolo de vermifugação iniciamos aos 15 dias de nascimento, repetimos aos 30 dias.

Após iniciamos um protocolo preventivo contra giárdia e isospora, antes de ser entregue por volta dos 60 dias. 

Seguindo sempre a recomendação do médico-veterinário.
ASSA - American Shetland Sheepdog Association (EN)